Informações apresentadas na reunião servirão de base para elaboração de plano de trabalho para 2020
O WFP Brasil – Centro de Excelência contra a Fome participou, nos dias 12 e 13 de fevereiro, de reunião técnica e cerimônia de assinatura de contrato de compras de pluma de algodão da safra 2020 das famílias assessoradas pela ONG Diaconia, no Recife. O projeto da Diaconia nos sete territórios do Semiárido Nordestino é uma das boas práticas selecionadas pela parceria firmada entre o WFP Brasil e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) para cooperação Sul-Sul trilateral com países africanos.
No primeiro dia do evento, o WFP Brasil acompanhou atividades de planejamento com produtores locais. Na ocasião, eles avaliaram a safra 2019 e prepararam a estrutura de trabalho para a safra 2020. Para o WFP Brasil, a participação nesse momento do projeto foi importante para entender a dinâmica de produção e comercialização do algodão e outros produtos em consórcio. Essas informações vão ajudar a estruturar a agenda de trabalho das boas práticas, que servirão de inspiração para outros países.
No segundo dia do evento, o WFP Brasil apresentou o projeto de cooperação Além do Algodão e também participou da assinatura do contrato de venda do algodão para parceiros. Também houve reunião técnica para definir o plano de trabalho de 2020, que inclui, entre outras ações, a divulgação de boas práticas observadas na região para países na África e capacitação de atores locais.
Albaneide Peixinho, Coordenadora do Projeto Além do Algodão do WFP Brasil, disse que a expectativa é começar a difundir as experiências brasileiras ainda em 2020. “As boas práticas que observamos no semiárido nordestino, juntamente com experiências no norte de Minas Gerais com agricultores no cultivo de algodão convencional sustentável, vão compor a base de referência para cooperação Sul-Sul na África, mostrando as oportunidades que podem surgir a partir do cultivo sustentável do algodão em modelo de agricultura familiar”, disse Albaneide.
Saiba mais sobre a parceria entre o WFP Brasil, ABC e Diaconia aqui >>