Mais de 100 países, entre eles o Brasil, se reuniram ao longo de três dias para discutir como transformarão seus sistemas alimentares nacionais para impulsionar o progresso de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030. Reunidos na Pré-Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU, os mais de 500 delegados presenciais e 20.000 delegados participando de forma remota indicaram como implementariam mudanças para tornar os sistemas alimentares mais sustentáveis, equitativos, resilientes e nutritivos após um extenso processo de engajamento e diálogos em busca de novas ideias e soluções baseadas em evidências. A Pré-Cúpula aconteceu em Roma ente os dias 26 e 28 de julho e é parte de um processo que culminará em uma Cúpula com Chefes de Estado em Nova York no mês de setembro.
A Coalizão Global de Alimentação Escolar, criada recentemente e apoiada pelo Centro de Excelência do WFP no Brasil, foi um dos destaques do último dia do evento, em um painel com a participação de David Beasley, Diretor Executivo do WFP, Valerie Guarnieri, Diretora Executiva Adjunta, Carmen Burbano, Diretora da Divisão de Programas Escolares do WFP e representantes da África, América Latina e Europa. “Se você quer ver comunidades locais mais fortes, taxas de gravidez na adolescência caírem, oportunidades educacionais aumentarem, um aumento no PIB e empoderamento econômico, especialmente de meninas, então forneça alimentação escolar”, pediu David Beasley no evento. Ele também destacou que, para cada US$ 1 investido na alimentação escolar, há um retorno de US$ 9 e um aumento de 10% no PIB de cada nação que fornece alimentação escolar.
O Centro de Excelência contra a Fome do WFP tem levado boas práticas de alimentação escolar inspiradas no modelo brasileiro a diversos países do mundo ao longo dos últimos 10 anos. Como parte desse esforço, o Centro tem participado e apoiado diversos diálogos nacionais, incluindo eventos sobre o Projeto Além do Algodão em parceria com o Governo Brasileiro. Além disso, representantes do Centro participaram do International FoodTech Forum e se juntarão ao evento FitsAgro em agosto, ambos relacionados aos diálogos da Cúpula de Sistemas Alimentares. O Centro de Excelência também está apoiando uma campanha conjunta da Nações Unidas no Brasil em torno dos sistemas alimentares e da juventude em agosto, com o objetivo de explorar a conexão da segurança alimentar e todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e os mandatos de todas as agências e programas da ONU.
Além disso, o Centro de Excelência está envolvido na Coalizão de Alimentação Escolar, em que apoiará a rede de troca de experiências para a promoção de melhores práticas e facilitação de intercâmbios Sul-Sul. Daniel Balaban, Representante do WFP no Brasil e Diretor do Centro de Excelência, falou no evento que marcou o lançamento do Consórcio de Pesquisa. “Nossa participação nos Diálogos Nacionais tem sido muito focada no uso de tecnologia e inovação para promover sistemas alimentares mais sustentáveis, então esse é um tema que também nos interessa”, disse Daniel Balaban.
Sobre a Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU de 2021
A Cúpula de Sistemas Alimentares foi anunciada pelo Secretário-Geral da ONU, Antonio Guterres, no Dia Mundial da Alimentação em outubro do ano passado como parte da Década de Ação para a entrega dos ODS até 2030. O objetivo da Cúpula é promover avanços em todos os 17 ODSs por meio de uma abordagem de sistemas alimentares, alavancando a interconexão dos sistemas alimentares aos desafios globais, como fome, mudança climática, pobreza e desigualdade. Mais informações sobre a Cúpula de Sistemas Alimentares das Nações Unidas de 2021 e a lista dos membros do Comitê Consultivo e do Grupo Científico podem ser encontradas aqui (em inglês).
A Pré-Cúpula de Sistemas Alimentares foi realizada em Roma sob a liderança do Secretário-Geral e em parceria com o Governo da Itália entre os dias 26 e 28 de julho.