
O segundo webinário do Projeto Além do Algodão foi realizado com foco nas compras públicas voltadas à agricultura familiar, reunindo representantes do Brasil e de Moçambique em um diálogo técnico e institucional. O evento aconteceu no dia 13 de agosto, e teve participação de especialistas em cooperação internacional, segurança alimentar e comercialização agrícola.
A abertura foi conduzida por Riffat Iqbal, da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), e Adilson Ferreira, diretor técnico do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), além de Eliene Sousa, da Unidade de Projetos do Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil.
Riffat Iqbal destacou a importância das parcerias de longa data no âmbito da cooperação Sul-Sul. Adilson Ferreira comentou sobre a importância do associativismo, que abre novos horizontes da agricultura familiar no Brasil e nos países parceiros.
Em seguida, Ênio Moura de Souza, gerente de programação e acompanhamento da agricultura familiar da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), apresentou o panorama das compras públicas no Brasil, com destaque para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
A perspectiva moçambicana foi trazida por Ancha de Raíssa Ainadine, do Instituto do Algodão e Oleaginosas de Moçambique (IAOM), que abordou as perspectivas governamentais sobre os desafios da comercialização institucional em Moçambique.
O evento também apresentou experiências práticas do Projeto Além do Algodão em Moçambique, com relatos de Marisete Araújo, coordenadora local do projeto, apresentando os resultados e as recomendações sobre o algodão e culturas alimentares consorciadas nas localidades do Projeto.
O webinário foi encerrado por Eliene Sousa, que também atuou como moderadora, reforçando o compromisso da cooperação Sul-Sul na promoção da agricultura familiar e da segurança alimentar.
Ao todo serão realizados 3 webinários do Projeto Além do Algodão. O próximo será no dia 24 de setembro e terá como tema “Agricultura sensível e nutrição – Produção diversificada e segurança alimentar e nutricional”.
A íntegra dos webinários (em português, inglês e francês) está disponível no canal YouTube do Centro de Excelência.