O Centro de Excelência contra a Fome lançou um vídeo que retraça sua história de cooperação com o Malawi, país do sudeste africano que iniciou em novembro de 2024 um Plano de Escala com o objetivo de oferecer alimentação escolar aos alunos de 100% das suas escolas até 2030.
O Brasil e o Malawi começaram o diálogo sobre a construção de um programa de alimentação escolar no país em 2012 e, desde então, o Brasil vem acompanhando o processo com rodadas de diálogos, realização de eventos e visitas técnicas que contribuíram para a elaboração e implementação da Política Nacional de Saúde e Nutrição Escolar no país.
Hoje, 43% das escolas no Malawi oferecem no mínimo uma refeição aos alunos, têm hortas comunitárias e os pequenos agricultores estão mais fortalecidos, com possibilidade de vender para o mercado local e fornecer alimentos para as escolas.
Mas o diálogo continua. A Oficial de Programas Maria Giulia Senesi esteve no país em novembro de 2024 e acompanhou o processo da elaboração do Plano de Escala e o seu lançamento. No mês seguinte, representantes do governo do Malawi apresentaram o Plano durante sua participação no Fórum Mundial de Nutrição Infantil (GCNF), maior evento internacional sobre nutrição infantil e alimentação escolar, que ocorreu em Osaka, no Japão, entre 9 e 12 de dezembro de 2024.
Para Maria Giulia, existem possibilidades de continuidade nessa cooperação entre o Centro de Excelência e o Malawi. “A continuidade do diálogo deve acontecer por meio de assessoramento em atividades de advocacy, na participação do país dentro da Coalizão da Alimentação Escolar, e no acompanhamento estratégico de um novo staff do WFP alocado dentro do Ministério da Educação para a implementação in loco do Plano de Escala”, disse.
Além disso uma gama de atividades deve ser organizada ao longo de 2025. “Tudo com o intuito de aprimorar cada vez mais a alimentação escolar e, com isso, promover melhorias na comunidade e para as crianças do país”, disse Maria Giulia.
Veja o vídeo e leia a entrevista completa de Maria Giulia Senesi sobre sua viagem em missão e o lançamento do Plano de Escala no Malawi.