Como líder global na prestação de assistência alimentar, o Programa Mundial de Alimentos (WFP) promove Cooperação Sul-Sul e Trilateral (SSTC, na sigla em inglês) como parte integrante e um meio eficaz de alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 (ODS 2). Como maneira de reconhecer o WFP como um parceiro-chave neste campo e seu trabalho concreto no terreno, o Escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul (UNOSSC) apresentou o WFP como Parceiro do Mês na plataforma South-South Galaxy.
Na vanguarda da promoção da Cooperação Sul-Sul e Trilateral, os escritórios do WFP nos países estão bem equipados para intermediar parcerias, fornecendo apoio nos níveis regional e global. Para apoiar os esforços liderados pelos países para erradicar a fome (ODS 2), o WFP também conta com uma parceria de longa data com o Brasil, por meio do Centro de Excelência contra a Fome do WFP no país. Atuando como mecanismo-chave, o Centro de Excelência do WFP tem apoiado outros países em desenvolvimento em temas de segurança alimentar e nutricional.
No nível global, a Equipe de Cooperação Sul-Sul e Triangular do WFP, na divisão de Programa – Trabalho Humanitário e de Desenvolvimento (PRO-T), incentiva os esforços cruciais dentro e fora da organização. A equipe Global do WFP para Cooperação Sul-Sul e Triangular também coordena a rede de atores que dão impulso à liderança do WFP nesse tipo de cooperação.
Hoje, o WFP adapta várias modalidades Sul-Sul ajustadas a um ambiente virtual em decorrência da COVID-19, em áreas temáticas principais que incluem alimentação escolar, cadeias de valor e acesso ao mercado, construção de resiliência, nutrição, proteção social, preparação para emergências, e análise de cadeias de abastecimento e de segurança alimentar. Todos esses tópicos estão no cerne do avanço nas metas do ODS 2 nos países, como destaca o Relatório do WFP sobre o Cooperação Sul-Sul e Triangular de 2019.
Em 2020, o WFP e o UNOSSC fortaleceram sua parceria em nível global. Ambas as entidades da ONU estão bem posicionadas para facilitar a Cooperação Sul-Sul e Triangular a fim de promover a aprendizagem entre pares e a análise conjunta de problemas em relação aos sistemas de proteção social, sistemas alimentares e serviços básicos (nutrição e programas escolares). Na “área de nicho” entre a cooperação humanitária e a cooperação para o desenvolvimento, o WFP visa permitir que os sistemas nacionais se tornem mais responsivos para se adaptarem e mitigarem o impacto da COVID-19. Para fazer isso, o WFP também conta com vasta experiência do Centro de Excelência do WFP no Brasil na facilitação da Cooperação Sul-Sul e Triangular para programas de alimentação escolar. O apoio do Centro de Excelência do WFP continua por meio de trocas virtuais e assistência remota.
Mais recentemente, o WFP atuou em conjunto com o UNOSSC no mapeamento de adaptações e inovações nacionais em programas escolares. O Centro de Excelência do WFP uniu forças com equipes globais com foco em programas transversais de alimentação escolar e programas nacionais de proteção social. Esse exercício gera um repositório dinâmico de esforços para enfrentar a crise e permitir que os países acessem rapidamente as informações, comparem práticas e aprendam uns com os outros por meio de intercâmbios de conhecimento Sul-Sul. Além disso, o WFP e o UNOSSC promoveram um webinar em julho de 2020 com o Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (PNUD IPC-IG) para apoiar os parceiros na sistematização das informações coletadas e gerar análises e discussões por meio de webinars para promover intercâmbios Sul-Sul em programas de alimentação escolar.
Outras publicações sobre Cooperação Sul-Sul de ambas as organizações podem ser encontrados na página do South-South Galaxy, no site dos Intercâmbios Virtuais do Centro de Excelência do WFP e na plataforma South-South Match.Com (acessível a funcionários do WFP).