Joelcio Carvalho, Oficial de Projetos do WFP Centro de Excelência contra a Fome Brasil, participou da reunião regional da Mesa Redonda sobre Algodão Orgânico (OCRT) organizada pela Textile Exchange. A OCRT é uma plataforma global de atores que apoia e aproxima a comunidade do algodão orgânico para trazer inspiração, mobilização e ferramentas para ação. A cada ano, a Textile Exchange organiza uma Cúpula Global da OCRT junto à Conferência Anual de Sustentabilidade Têxtil, além das OCRTs regionais organizadas todo ano.
Na sua participação, Joelcio Carvalho falou do projeto Além do Algodão, uma parceria entre o Centro de Excelência do WFP, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Instituto Brasileiro do Algodão (IBA). Por meio do projeto, o Centro de Excelência tem o compromisso de participar de espaços de diálogo, debater e promover canais para o desenvolvimento de ações desse tipo na África. “Para avançar na discussão do algodão orgânico, é também preciso discutir como viabilizar canais para escoamento dos alimentos plantados no consórcio, principalmente para valorizar aquele alimento que também é cultivado com a certificação, para que possa depois ser vendido com essa vantagem comparativa”, disse Joelcio Carvalho.
Ele lembrou, também, que um dos potenciais canais para venda desses alimentos produzidos em consórcio com o algodão são os programas de compras públicas, como os programas de alimentação escolar e de aquisição de alimentos. A certificação também oferece oportunidade de rastreabilidade, permitindo levar para outros países da América Latina e África a discussão sobre como essa rastreabilidade pode favorecer a maior aceitação dos alimentos orgânicos produzidos em consórcio.
A Mesa Redonda da América Latina e Caribe foi co-organizara pela Textile Exchange, EMBRAPA e FAO. A reunião contou com grupos de produtores de algodão orgânico, organizações internacionais e especialistas para compartilharem suas experiências e melhores práticas, assim como destacarem os desafios e oportunidades para a indústria do algodão orgânico na região.
Também participaram do evento representantes da ONG Diaconia e da EMBRAPA Algodão, que são parceiros do Centro de Excelência do WFP, além de atores da cadeia produtiva brasileira, representantes das áreas de pesquisa, comercialização e inovação, e representantes do projeto Justa Trama.