Memorando de Entendimento foi formalizado durante webinar sobre segurança alimentar em comunidades remotas no Amazonas
O Centro de Excelência contra a Fome do WFP assinou um memorando de entendimento com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS) para a distribuição de alimentos a comunidades carentes afetadas pela pandemia da Covid-19. A assinatura simbólica aconteceu durante o webinar “Desafios da segurança alimentar em comunidades remotas no Amazonas”, promovido pela FAS na quarta-feira, 17 de junho. Como primeira ação da parceria, a FAS irá distribuir cartões de alimentação e cestas de alimentos na cidade de Manaus (AM) e áreas do entorno como parte da campanha de arrecadação Compra Solidária, lançada pelo Carrefour.
Outras ações previstas no memorando incluem campanhas de conscientização e mobilização na Amazônia sobre produção sustentável, soberania alimentar e promoção da segurança alimentar e nutricional, além da organização de eventos e seminários. O objetivo é sensibilizar a população e formuladores de políticas públicas sobre os desafios da segurança alimentar e nutricional, tendo como foco a erradicação da fome e a promoção do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 (ODS 2).
O webinar teve moderação de Virgilio Viana, Superintendente Geral da FAS, e participação do Diretor do Centro de Excelência do WFP no Brasil, Daniel Balaban. Em sua apresentação, Daniel Balaban falou sobre o avanço da pobreza no país, algo que foi potencializado pela pandemia. “O Brasil já estava, devido a todas as crises econômicas dos últimos anos, registrando a volta das pessoas à extrema pobreza, aumentando o número de pessoas que precisam de ajuda. A pandemia acelerou um processo que já havia se iniciado”, disse.
Ele alertou, entretanto, para a necessidade de se pensar em soluções sustentáveis para o período pós-pandemia. “Não poderemos continuar nessa situação sem discutir políticas públicas sustentáveis, especialmente para os povos tradicionais da Amazônia. Temos que trabalhar para que essa população não dependa de ações emergenciais apenas, mas que se beneficiem de políticas sustentáveis”.
Também participaram do evento Ariel Molina, coordenador da Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA); Macaulay Souza, Fundador da Onisafra; e Renata Geraldo, da Rede Maniva. É possível assistir ao evento completo aqui.