Exemplo dos novos rótulos exigidos pela Anvisa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou esta semana novas normas para rotulagem dos alimentos industrializados com o objetivo de fornecer ao consumidor mais clareza sobre a composição desses produtos. Com a medida, as embalagens deverão conter símbolos na em local de destaque, indicando o alto teor de três substâncias críticas: gordura saturada, sódio e açúcar. A Anvisa também determinou que as tabelas nutricionais sejam apresentadas de forma mais clara (apenas nas cores preto e branco), para evitar dificuldade de leitura da informação.
“Com essa decisão, o Brasil dá um passo importante no fornecimento, à população, de condições mais adequadas para a tomada de decisão nas compras de alimentos mais saudáveis. É resultado de anos de trabalho de grupos de profissionais como nutricionistas, que atuam incansavelmente na promoção da saúde e segurança alimentar da população”, disse Daniel Balaban, Diretor do Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil.
As novas regras passam a valer dois anos após a publicação da resolução, o que deve acontecer nos próximos dias. Os produtos que estão fora do novo modelo, mas ainda à venda, poderão ser comercializados até a data de validade e as indústrias terão um prazo adicional de 12 meses para adequação. Os alimentos produzidos por pequenas empresas e agricultores familiares terão prazo de adequação dobrado.