No dia 22 de março, o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil, representado pelo Oficial de Projetos, Joélcio Carvalho, participou do debate “Caminhos para a capacitação no campo”, no segundo dia da série de programas especiais chamada “Agropecuária do Futuro”, realizado pelo Planeta Campo do Canal Rural.
O objetivo do encontro foi refletir sobres os desafios que existem para capacitação da mão de obra e inclusão no campo. Em um primeiro momento, Joélcio Carvalho apresentou o trabalho do WFP como a maior agência humanitária das Nações Unidas e o trabalho do Centro de Excelência com a Cooperação Sul-Sul para disponibilizar experiências exitosas de combate à fome para outros países.
Segundo o Oficial de Projetos, o campo deve ser atrativo para o produtor para que a mão de obra se mantenha naquele meio e, no futuro, se capacite ainda mais. “O campo é atrativo quando tem renda e a tomada de decisão do produtor é, às vezes, o que mais importa para que ele continue trabalhando”, disse. “No ambiente rural, precisamos garantir que os produtores subsistam, precisa ter qualidade, acesso, segurança. Produzir alimentos é uma atividade muito arriscada porque o produtor coloca tudo que ele tem de capital e joga na terra”, finalizou o Oficial de Programas.
Também participaram do debate Jair Kaczinski, Gerente Técnico do Senar/SP e Álvaro Dilli, diretor de Recursos Humanos, Sustentabilidade e Tecnologia da Informação da SLC Agrícola. Confira aqui a transmissão completa do evento.