Ações estruturadas de combate à fome, promoção da alimentação adequada e valorização da agricultura familiar foram os temas predominantes nas reuniões entre o diretor do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP), Daniel Balaban, e o Ministro de Desenvolvimento Social, Wellington Dias, e o presidente da Emater-DF, Cleison Duval, esta semana. O Centro de Excelência tem mais de uma década de experiência no desenvolvimento de políticas públicas de combate à fome e à desigualdade e no compartilhamento dessas experiências exitosas por meio da cooperação internacional e ministérios e empresas públicas são parceiros estratégicos nesse trabalho.
Na segunda-feira, 24 de abril, Daniel Balaban esteve como Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, além de representantes das equipes técnicas da pasta. Foram discutidas ações de formação para compartilhar conhecimento sobre indicadores internacionais de fome adotados pelas Nações Unidas com o objetivo de aprimorar as políticas púbicas. A ideia é engajar os agentes públicos que atuam diretamente no atendimento ao cidadão. “O Brasil é um exemplo para o mundo e estamos prontos para seguir atuando juntos, ajudando outros países por meio de bons exemplos para o combate à fome e à desnutrição, para que tenhamos um mundo livre da fome”, disse Daniel Balaban após o encontro.
Além disso, os dois discutiram propostas de coordenação de programas de segurança social para que eles também sejam geradores de renda, especialmente para os agricultores familiares. O Centro de Excelência também apresentou alguns dos projetos de cooperação que estão sendo desenvolvidos na África, como a construção de cisternas na Tanzânia, no âmbito do Projeto Além do Algodão, executado em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Instituto Brasileiro do Algodão (IBA). O Centro de Excelência do WFP também está participando do grupo de trabalho internacional da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), uma vez que o Centro apoia o Brasil na preparação para a Cúpula dos Sistemas Alimentares das Nações Unidas.
Apoio a produtores rurais
Com o presidente da Emater-DF, Cleison Duval, foi discutida a importância de levar o sistema de cadastro dos produtores rurais, como o adotado pela Emater, para países da América Latina. A organização realiza ações de desenvolvimento rural sustentável e promove a segurança alimentar, atendendo a mais de 15 mil produtores rurais na região. “A ideia é tentar fazer com que a Emater-DF possa ajudar a criar e implantar esse modelo de sistema nos países da região, além de inserir a instituição dentro dessas transformações nos países, por meio da expertise que eles têm”, disse Daniel Balaban.
O WFP é o maior comprador de alimentos do mundo, com US$ 1.6 bilhões em compras em 2018, incluindo parte crescente a cada ano de produtos da agricultura familiar, e trabalha para estimular os governos a terem uma estrutura para identificar e conhecer os agricultores. Nesse sentido, a Emater-DF tem muito a colaborar. “É necessário conhecer os agricultores, para que sejam objetos de políticas públicas que garantam que os preços praticados sejam justos”, apontou Eliene Sousa, Coordenadora de Projetos no Centro de Excelência do WFP.