De 13 a 15 de dezembro, o Centro de Excelência vai receber uma delegação da Costa do Marfim para uma visita de estudos. Sob a liderança do vice-presidente Daniel Kablan Duncan, a delegação espera fortalecer o intercâmbio de conhecimentos com o Brasil nas áreas de alimentação escolar, segurança alimentar e proteção social.
Esta é a segunda vez que a Costa do Marfim participa de uma visita de estudos ao Brasil com o Centro de Excelência. Em 2013, uma delegação multi-ministerial liderada pela então ministra da Educação veio ao Brasil para entender como o Brasil estruturou e gere seu programa de alimentação escolar, inclusive os arranjos legais e financeiros. O objetivo da visita da próxima semana é aprofundar o desenvolvimento de capacidades via cooperação Sul-Sul.
Contexto
A Costa do Marfim adotou sua Estratégia Nacional de Proteção Social em 2014. A estratégia integra políticas dos setores da educação, agricultura, proteção infantil e saúde, de modo a aumentar a resiliência das populações mais vulneráveis. Essas políticas incluem o programa nacional de investimento agrícola e a política nacional de alimentação escolar.
A visita ao Brasil é uma oportunidade para a delegação marfinense aprender sobre o modelo brasileiro para desenhar e implementar programas que garantam segurança alimentar, nutrição e educação para as crianças. Um dos aspectos cruciais do modelo brasileiro que interessam à delegação é a coordenação entre os diferentes setores para a implementação de políticas sociais. A Costa do Marfim pretende construir uma estratégia Fome Zero, sob a liderança do vice-presidente Duncan.
Em novembro, a Costa do Marfim sediou o Simpósio Regional sobre Sistemas Alimentares Sustentáveis para Dietas Saudáveis e Melhor Nutrição. O evento contou com a participação de 180 pessoas de 25 países e teve como objetivo reconhecer os benefícios de longo prazo de sistemas alimentares sustentáveis, dietas saudáveis e melhor nutrição para o desenvolvimento socioeconômico da África.