No dia 11 de setembro, em Goiânia, o Diretor do Centro de Excelência contra a Fome, Daniel Balaban, participou da mesa de abertura do segundo dia de atividades do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. Baseado em evidências científicas, o evento busca apontar novos caminhos para o setor com o intuito de reorientar políticas públicas relacionadas a área.
Em sua fala, Daniel Balaban afirmou que se não tivermos políticas públicas organizadas para combater as questões da segurança alimentar e nutricional, não será possível atingir os índices almejados pela agenda 2030. “O Brasil é um exemplo a ser seguido. Muitos países têm seus programas de segurança alimentar e nutricional baseados na experiência brasileira. Devemos continuar unidos trabalhando por um país melhor, sem fome e com menos desigualdades sociais”, disse.
O encontro também contribui para a reflexão sobre os desafios inerentes à pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutrição (SSAN) no Brasil, como a amplitude do conceito e a promoção de sua apropriação, o diferencial da pesquisa em SSAN em relação aos demais campos, e os múltiplos referenciais, como questões geográficas, étnicas, de gênero e de renda.
A mesa de abertura contou também com a presença do reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira Brasil, com o Coordenador da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, Renato Maluf e com a Diretora Administrativa da Rede PSAN, Verusca Prado, além de outros especilaistas da área.