Participantes de mais de 70 países passaram cinco dias compartilhando experiências e refletindo sobre o futuro da nutrição infantil em Siem Reap, Camboja, durante o 21º Fórum Global de Nutrição Infantil (GCNF)
A 21ª edição do Fórum Global de Nutrição Infantil terminou nesta sexta-feira, 6 de dezembro de 2019, com uma lista de recomendações para governos, setor privado e todos os envolvidos em nutrição infantil e alimentação escolar. O comunicado insta os governos a comprometerem vontade política e financiamento, bem como a assumirem o controle para coordenar e fortalecer seus programas. Os líderes dos países também devem adotar sistemas eficazes, incluindo sistemas de gerenciamento de dados, para garantir transparência e responsabilidade.
As recomendações ao setor privado incluem um pedido para expandir e diversificar o compromisso com programas de merenda escolar, bem como alavancar o conhecimento do mercado, capital e recursos humanos para impulsionar a inovação. Finalmente, as recomendações para todos os envolvidos no campo da nutrição infantil incluem o desejo de explorar modelos inovadores para resolver desafios e maximizar ganhos.
O grupo também pede a todos os envolvidos na nutrição infantil que incentivem as interações com agricultores e comunidades locais para desenvolver um melhor entendimento sobre como eles podem participar, além de aumentar o conhecimento sobre nutrição e segurança alimentar. Promover o desenvolvimento e o uso de métricas aceitas globalmente para avaliar e relatar os impactos dos programas de merenda escolar e explorar maneiras de envolver mais empreendedorismo juvenil para investir em empresas locais de merenda escolar também são prioridades importantes.
Daniel Balaban, diretor do Centro de Excelência contra a Fome do WFP Brasil, disse: “Eu acredito firmemente que a alimentação escolar pode ter um papel transformador na vida das crianças e ter um enorme impacto nas famílias e comunidades, provocando também a criação de oportunidades e o empoderamento de outros grupos sociais, como os agricultores familiares.”
Aqui você pode ler o comunicado na íntegra:
O evento
O 21º Fórum Global de Nutrição Infantil foi organizado pela Fundação Global de Nutrição Infantil (GCNF) em parceria com o Centro de Excelência contra a Fome do WFP Brasil e o Ministério da Educação, Juventude e Esporte do Reino do Camboja, com o apoio do Escritório Regional do WFP em Bangkok e do Escritório do WFP no Camboja. O Fórum Global de Nutrição Infantil reuniu 357 participantes de 70 países, incluindo altos funcionários de governos, instituições multilaterais e representantes de organizações doadoras, setor comercial, organizações não-governamentais (ONGs) e meios de comunicação.
Foi a primeira vez que o evento foi realizado no sudeste da Ásia. O fórum é uma conferência de troca de aprendizado e assistência técnica criada para apoiar os países no desenvolvimento e implementação de programas de alimentação escolar.
Nosso trabalho
O Centro de Excelência contra a Fome do WFP Brasil resulta do engajamento conjunto do Brasil e do PMA para estimular a cooperação Sul-Sul e fortalecer os esforços globais para acabar com a fome. O Centro de Excelência apoia os governos da África, Ásia e América Latina a criar soluções sustentáveis próprias, por meio da construção de conhecimento, desenvolvimento de capacidade e diálogo político sobre segurança alimentar e nutricional, proteção social e merenda escolar. Atualmente, o Centro de Excelência apoia cerca de 30 países para ajudá-los a criar abordagens inovadoras para lidar com as questões multidimensionais da pobreza e da fome.