Biblioteca

Produtos e serviços

Advocacy

Este documento apresenta um resumo dos serviços de advocacy oferecidos pelo Centro de Excelência, incluindo a experiência da equipe na identificação de oportunidades dentro da Cooperação Sul-Sul triangular; apoio à avaliação do custo dos programas; visitas de estudo; e atividades de troca de conhecimento e experiências. Disponível apenas em inglês.

 

(mais…)

Produtos e serviços

Assistência Técnica e Assessoria

Este documento traz um resumo sobre o serviços técnicos e de assessoria oferecidos pelo Centro de Excelência e experiência da equipe no desenho e implementação de programa e políticas; estratégia de transição; apoio na elaboração dos Country Strategic Plans; apoio aos agricultores familiares, principalmente em relação a supply chain e acesso a mercados; e preparação de projetos. Disponível somente em inglês.

 

(mais…)

Produtos e serviços

Gestão do Conhecimento

Este documento traz um resumo sobre o serviço de gestão do conhecimento oferecido pelo Centro de Excelência do WFP, a experiência da equipe na coleta de dados e construção de evidências, documentação e disseminação de boas práticas e atividades de monitoramento e avaliação. Disponível apenas em inglês.

(mais…)

Produtos e serviços

Promoção de Parcerias

Este documento apresenta um resumo sobre o serviços de Promoção de Parcerias oferecidos pelo Centro de Excelência, além de destacar a experiência da equipe na coordenação e facilitação de  redes regionais; promoção de diálogo político internacional; coordenação multissetorial; e mobilização de atores. Disponível apenas em inglês.

 

(mais…)

Boas Práticas #1

Alimentação Escolar nos Países de Língua Portuguesa

O Centro de Excelência contra a Fome lançou a primeira publicação da Série Boas Práticas, que traz exemplos de sucesso de programas de alimentação escolar realizados em países de língua portuguesa. O documento compila processos, leis e estratégias implementados em Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Brasil e Moçambique.

(mais…)

Policy Brief #3

A Base Legal e Política do PNAE: Construindo um Caminho para a Alimentação Escolar Sustentável

O WFP Centro de Excelência contra a Fome lançou um novo policy brief chamado “A Base Legal e Política do PNAE – Construindo um Caminho para a Alimentação Escolar Sustentável”. A publicação apresenta uma linha do tempo da alimentação escolar no Brasil, retratando o caminho brasileiro até a implementação de um programa nacional de alimentação escolar vinculado à agricultura local, o PNAE. O texto destaca a necessidade de se considerar um contexto mais amplo de combate à fome no país, por meio de bases legais e institucionais da segurança alimentar e nutricional desenvolvidas entre 1955 e 2010.

(mais…)

Policy Brief #2

Educação Alimentar e Nutricional em Escolas Brasileiras

O Centro de Excelência contra a Fome lançou um novo policy brief sobre como o programa brasileiro de alimentação escolar integrou a educação alimentar e nutricional ao ambiente escolar. O documento provê um panorama da educação alimentar e nutricional no Brasil e discute os dois caminhos percorridos para incluir a educação alimentar e nutricional do currículo básico das escolas e as políticas públicas construídas para embasar essa estratégia.

(mais…)

Policy Brief #1

Financiamento do PNAE

O Centro de Excelência contra a Fome e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Brasil publicaram o artigo Financiamento do PNAE, que explica a gestão financeira do programa brasileiro de alimentação escolar e o histórico de seu financiamento desde sua criação.

(mais…)

Parceria Centro de Excelência do WFP e União Africana

O Centro de Excelência contra a Fome do Brasil lançou uma nova publicação que apresenta a colaboração entre o Centro e a Comissão da União Africana em defesa da alimentação escolar. A parceria vem apoiando os estados membros da União Africana em seus esforços para ampliar a alimentação escolar vinculada à agricultura familiar no continente africano.

(mais…)

Experiência Brasileira

Aquisição de Produtos da Agricultura Familiar para a Alimentação Escolar

O Manual e seus anexos apresentam as etapas e modo de funcionamento definidos para a compra da agricultura familiar, para o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do PNAE. Contendo o passo a passo de todo o processo, apresenta desde a elaboração de orçamento, perpassando articulação com atores institucionais, elaboração de cardápio, chamadas públicas, contratos e controle de qualidade e recebimento e pagamento dos produtos.

(mais…)

Biblioteca