Para abordar os principais desafios para o combate à fome e ao desperdício dos alimentos, Vinicius Limongi, especialista do Centro de Excelência contra a Fome do WFP, participou de uma aula aberta como parte do curso “Alimentação Escolar Sustentável: práticas e reflexões sobre perdas e desperdícios de alimentos”, na quinta-feira, 21 de outubro. O curso, organizado pela Universidade Federal da Bahia e pela Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, é direcionado a professores, gestores, assistentes técnicos de educação e nutricionistas.
Em sua fala, Vinícius Limongi apresentou um panorama da situação da segurança alimentar e nutricional no mundo, os principais desafios debatidos na última Cúpula de Sistemas Alimentares das Nações Unidas e o papel da alimentação escolar no enfrentamento do problema. “A alimentação escolar é uma das poucas políticas públicas que atuam de forma multidimensional nas crianças e nas famílias beneficiárias. O retorno é, em média, de nove vezes o valor investido no programa”, disse.
Também participaram da mesa Luciana Tomita, professora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), e Clóvis Caetano, do Centro de Integração de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA). A gravação está disponível no canal no YouTube da CODAE.