O Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil tem desempenhado um papel fundamental na promoção da alimentação saudável e da segurança alimentar no Brasil. Em comemoração ao Dia Internacional da Alimentação Escolar, celebrado este ano no dia 9 de março, o Centro de Excelência destaca a importância de fornecer refeições nutritivas para crianças e jovens em idade escolar.
A data, criada em 2013, nasceu com propósito de divulgar a importância da qualidade nutricional da alimentação escolar; enfatizar a conexão entre a alimentação saudável, educação e aprendizagem; conectar estudantes de todo o mundo para promover hábitos saudáveis; compartilhar histórias de sucesso; divulgar pesquisas; e alertar para o papel dos programas de alimentação escolar no combate à fome e à pobreza.
A alimentação escolar é uma das formas mais eficazes de combater a fome e a desnutrição. Além de garantir que as crianças tenham acesso a alimentos saudáveis, a alimentação escolar também pode aumentar a frequência escolar e melhorar o desempenho acadêmico. De acordo com Daniel Balaban, Diretor do Centro de Excelência, “para nós do Centro, esse é um tema muito importante. A alimentação escolar tem um caráter não só educacional, pois mantém as crianças na escola bem nutridas, mas também tem um caráter agroecológico, porque faz com que os alimentos que são oferecidos pela alimentação escolar sejam oriundos da agricultura familiar”.
Ao longo dos últimos anos, o Centro de Excelência tem apoiado países ao redor do mundo na criação e adaptação de programas de alimentação escolar ligados à agricultura local. Por meio da Cooperação Sul-Sul, e em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), as boas práticas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Brasil inspiraram – e continuam a inspirar – programas similares em diversos países.