O Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil participou do Festival Conhecendo os ODS 2022, que acontece entre 5 e 9 de dezembro, e tem como foco apresentar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de maneira prática para empresas, governos, escolas e universidades. O Oficial Sênior de Programas e Ponto Focal de Parcerias do Centro de Excelência do WFP, Igor Carneiro, representou a instituição no palco Indicadores ODS com a palestra “Erradicando a Fome até 2030”. O evento é gratuito e pode ser acompanhado online.
No depoimento, Igor deu um panorama geral da criação dos ODS, da Agenda 2030 e detalhou mais especificamente os ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável e ODS 17 – Parcerias e meio de Implementação, com os quais o WFP e o Centro de Excelência trabalham diretamente. Segundo ele, os ODS foram criados debaixo de três princípios norteadores: ser universal, transformador e prezar pela integridade. Além disso, os Objetivos são interdependentes e trabalham de forma sistêmica e integrada para acabar com a pobreza em todas as suas dimensões e promover o desenvolvimento sustentável.
Inspirado em programas brasileiros da área de segurança alimentar nutricional, o ODS 2 tem como objetivo acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável. A meta é ambiciosa, já que, segundo o Oficial, hoje uma em cada nove pessoas no mundo não sabe quando fará sua próxima refeição. “A fome impacta o PIB, o desempenho e a produtividade de um país”, afirmou Igor ao apresentar o relatório do WFP e da CEPAL “O Custo da Fome”, que calcula para cada país o quanto do PIB é impactado pela questão da fome e da desnutrição. Segundo ele, esse custo pode chegar a até 10% do PIB de um país.
Por fim, Igor abordou o ODS 17, que definiu como um Objetivo de implementação com foco em fortalecer os meios para implementar e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. O WFP é o hub de comunicação e logístico humanitário global das Nações Unidas e desempenha um papel fundamental na ajuda humanitária do combate a insegurança alimentar, atendendo hoje cerca de 128 milhões de pessoas em mais de 120 países.
Assista ao depoimento na íntegra.