O Centro de Excelência contra a Fome participa de missão a Moçambique para a assinatura e planejamento do projeto de apoio à consolidação e expansão do Programa Nacional de Alimentação Escolar do país. O projeto é parte do programa de cooperação Sul-Sul trilateral entre o Brasil, o Programa Mundial de Alimentos e Moçambique e tem como objetivo contribuir para a redução da insegurança alimentar e nutricional e maximizar o impacto da alimentação escolar nos indicadores educacionais moçambicanos.
Na primeira semana, o foco da missão esteve no desenvolvimento do plano de trabalho do projeto, com identificação das atividades que serão desenvolvidas ao longo de 2018. O projeto vai promover o fortalecimento institucional do programa de alimentação escolar por meio de desenvolvimento da Lei de Alimentação Escolar e do apoio à adoção de uma Estratégia em Alimentação Escolar pelo Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano. Além disso, o projeto vai apoiar o desenvolvimento de manuais e guias para orientar as diferentes dimensões da gestão do programa.
O projeto é uma ação conjunta entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e a Agência Brasileira de Cooperação, por parte do governo brasileiro, e o Centro de Excelência e o escritório de país do WFP em Moçambique, além do governo moçambicano. A iniciativa dará continuidade à cooperação brasileira com Moçambique na área de segurança alimentar e nutricional e foi desenhada a partir de uma avaliação do projeto piloto do programa moçambicano de alimentação escolar, apoiado pelo governo brasileiro. O projeto atuará de forma complementar a outras iniciativas que o Governo de Moçambique tem com o PMA na área de alimentação escolar.
Na próxima semana, o governo moçambicano realiza uma consulta nacional sobre alimentação escolar. Na ocasião, o projeto será assinado pelas instituições parceiras.