Na terça-feira, 23 de maio, Daniel Balaban, Diretor do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil, acompanhado da equipe técnica de projetos, reuniu-se com Fernanda Machiaveli, Secretária-Executiva Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. Durante o encontro, o Diretor detalhou o trabalho do WFP no mundo, especialmente na área de logística de alimentos, além de apresentar as atividades do Centro de Excelência contra a Fome, que tem entre suas atividades o fortalecimento da agricultura familiar.
“Foi uma excelente oportunidade de identificarmos os objetivos comuns e as oportunidades concretas de cooperação, especialmente na modernização e apoio à agricultura familiar no mundo, a partir da experiência Brasileira”, disse Daniel Balaban. Entre os projetos apresentados está o Além do Algodão, que tem como objetivo o apoio a pequenos produtores de algodão na produção de alimentos de forma consorciada.
Durante a reunião, a equipe técnica do Centro de Excelência também apresentou detalhes sobre os mecanismos usados pelo WFP para compras de alimentos para distribuição em operações de emergência e em programas de alimentação escolar que opera em países da África, Ásia e América Latina. Este é um tema que está sendo tratado também junto à Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), que planeja apoiar agricultores familiares brasileiros – por meiod e treinamentos e outras ações – para que eles possam participar de processos competitivos de compras de alimentos lançados pelo WFP globalmente.
Além disso, as equipes do Centro de Excelência e do Ministério também discutiram estratégias de rastreamento da origem dos alimentos comprados da agricultura familiar e o desenvolvimento de tecnologias simples para melhorar a vida do agricultor. Entre os exemplos citados estão a plantadeira, a roçadeira e as cisternas, soluções que estão sendo levadas pelo Centro de Excelência e parceiros para os países participantes do projeto Além do Algodão na África. O projeto é uma iniciativa conjunta do Centro de Excelência do WFP, da Agência Brasileira de Cooperação e do Instituto Brasileiro de Algodão. Saiba mais sobre o projeto Além do Algodão aqui.