Dois escritórios do Programa Mundial de Alimentos (WFP) organizaram juntos duas sessões para compartilhar melhores práticas e desafios na alimentação escolar: o Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil e o Escritório de País na Armênia. Equipes técnicas dos dois lados reuniram-se para trocar experiências em programas de alimentação escolar. Durante a primeira sessão, em 30 de maio, Maria Muradyan, do Escritório de País do WFP na Armênia, apresentou o Programa de Alimentação Escolar local, liderado pelo WFP em parceria com o governo armênio.
O programa, chamado de Alimentação Escolar Transformadora, tem uma abordagem integrada para a segurança alimentar e é baseado nos pilares de sustentabilidade econômica, participação comunitária e adaptação às mudanças climáticas. O principal objetivo do programa é gerar impactos positivos no desenvolvimento do capital humano, apoiando a educação de qualidade, bem como o desenvolvimento comunitário, promovendo a economia circular, modelos rotativos e responsabilidade social dentro da comunidade.
Para a segunda sessão, realizada no dia 31 de maio, Sharon de Freitas, Chefe de Programas do Centro de Excelência no Brasil, falou sobre o trabalho do Centro no apoio à segurança alimentar e nutricional nos países por meio da Cooperação Sul-Sul e apresentou a Visita de Estudos Virtual. Na sequência, Felipe Albuquerque, da equipe de Programas, apresentou os principais pontos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Essas sessões foram um exercício interno e um primeiro passo da fase de preparação para que a Visita de Estudos Virtual entre os governos do Brasil e da Armênia aconteça em breve. Saiba mais sobre a Visita aqui.