teste

Esta edição especial da publicação Policy in Focus, uma colaboração entre o IPCid, o Programa Mundial de Alimentos (WFP) e o site socialprotection.org, apresenta 22 artigos de autoria de mais de 50 especialistas de diversas instituições. Ele se concentra nas barreiras que os sistemas de proteção social enfrentam para alcançar a segurança alimentar e combater a desnutrição. Por meio de estudos de caso, percepções de especialistas e análises de políticas, a edição identifica os principais obstáculos, como lacunas de financiamento, restrições políticas, abordagens fragmentadas e desafios de implementação. Também oferece soluções para fortalecer os sistemas de proteção social, rompendo os ciclos de fome e pobreza e, ao mesmo tempo, concebendo-os como base para a resiliência e o desenvolvimento sustentável.

Clique para baixar o documento em Inglês.

 

 

Read more

A situação nutricional e de saúde da população é influenciada, de forma desigual, por um conjunto de fatores determinantes de natureza social, econômica e política, que geram e acentuam as iniquidades. A múltipla carga de má nutrição é uma realidade em determinados países e atinge principalmente grupos em situação de vulnerabilidade, como famílias de baixa renda, mulheres, população negra e povos e comunidades tradicionais. Este Policy Brief é uma ferramenta pública com grande relevância para o assunto, pois apresenta aos leitores o detalhamento sobre o tema principal, alternativas para mitigar a desnutrição, a obesidade e outros problemas de saúde, sobretudo entre escolares, além de embasar o fortalecimento do Direito Humano a Alimentação Adequada como mecanismo para reduzir o consumo de alimentos da má qualidade em detrimento da segurança alimentar e nutricional. 

 

 

 

Clique para baixar o documento em português.

 

 

Read more

As hortas desempenham um papel fundamental em programas de alimentação escolar, uma vez que funcionam como uma ferramenta estratégica de educação alimentar e nutricional (EAN), contribuindo para a formação de hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis para estudantes e para toda a comunidade escolar. A partir do mapeamento de exemplos bem-sucedidos, esta publicação busca investigar de que forma as hortas escolares podem contribuir para o aperfeiçoamento desses programas e identificar boas práticas em gestão, desenho e implementação. A publicação é fruto de uma parceria entre o Centro de Excelência do WFP no Brasil, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

Clique aqui para baixar o documento em Português.

Clique aqui para baixar o documento em Inglês.

Clique aqui para baixar o documento em Espanhol.

Clique aqui para baixar o documento em Francês.

 

Read more

O Brasil possui um dos maiores programas nacionais de alimentação escolar do mundo, servindo refeições cozidas diariamente a cerca de 40 milhões de estudantes em todo o país. Considerando a área de mais de 8 mil km2 e a população de cerca de 220 milhões de cidadãos, operar e fiscalizar a implementação de um programa que alcança todos os estudantes da rede pública de educação básica do país certamente apresenta desafios. Neste policy brief, veremos quais são as ferramentas centralizadas e descentralizadas que o governo brasileiro utiliza para monitorar a implementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar e a prestação de contas, incluindo: Conselhos de Alimentação Escolar, visitas de monitoramento e ferramentas digitais de monitoramento e gestão de dados.

Clique para baixar o documento em português.

Clique para baixar o documento em inglês.

 

Read more

Em 2023, o Programa Mundial de Alimentos (WFP) enfrentou desafios crescentes devido a emergências humanitárias agravadas por conflitos e desastres climáticos, dificultando sua missão de salvar vidas. Enquanto isso, ganhou destaque o trabalho de desenvolvimento para mudar vidas realizado pelo Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil, promovendo soluções duradouras para segurança alimentar e agricultura sustentável. Neste relatório anual, saiba como a atuação do Centro de Excelência apoiando estratégias de redução de desigualdades em países do Sul global, fortalecendo áreas como alimentação escolar, nutrição e agricultura familiar e estabelecendo parcerias estratégicas contribuiu para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 1, 2 e 17.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Clique para baixar o documento em português.

Clique para baixar o documento em inglês.

 

Read more

Nos últimos anos, países de língua portuguesa avançaram em boas práticas na alimentação escolar, combatendo a desnutrição, a má nutrição e a pobreza. O Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil, em parceria com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), organizou três reuniões online entre 2022 e 2023, focadas em nutrição, alimentação escolar ligada à agricultura local, monitoramento e avaliação. Esta publicação resume pontos-chave discutidos por formuladores e implementadores de políticas de alimentação escolar, buscando desenvolver programas resilientes, ambientalmente saudáveis e sensíveis ao gênero e à nutrição.

Clique para baixar o documento em português.

 

 

 

Read more

"Brasil da Alimentação Escolar: um giro pelas melhoras receitas” reúne receitas saborosas servidas nas escolas públicas da educação básica das cinco regiões do Brasil. Os pratos aqui apresentados representam as vencedoras dos concursos Melhores Receitas da Alimentação Escolar e Super Merendeiras. O livro também traz depoimentos de merendeiras e nutricionistas envolvidos nas competições, apresenta um panorama da alimentação escolar no país e retrata como o Brasil tem inspirado outros países.

Clique para baixar o documento em português.

Clique para baixar o documento em inglês.

 

 

 

Read more

A alimentação escolar é essencial para a promoção da educação, da saúde, da paz e da coesão social. Num momento em que países e seus parceiros avaliam estratégias para diminuir a desnutrição crônica, a má-nutrição e a pobreza, a discussão de modelos de alimentação escolar torna-se imperativa. Com o objetivo comum de gerar capital humano, apoiar o crescimento nacional e promover o desenvolvimento socioeconômico, os modelos centralizado, misto e descentralizado têm vantagens e desafios. Esta publicação explica, com exemplos ao redor do mundo, como funciona cada modelo e de que modo podem ser úteis para distintos programas de alimentação escolar.

Clique para baixar o documento em português.

Clique para baixar o documento em inglês.

 

 

 

Read more