Intercâmbios Virtuais • Publicações

Publicação

Experiências de Países – Togo

A colaboração do Togo com o WFP CoE começou em 2014, quando uma delegação do país veio ao Brasil em uma Visita de Estudos, para aprender sobre a experiência brasileira em alimentação escolar com compras locais. Desde então, o WFP CoE tem se engajado continuamente com o WFP Togo e o governo do país, dedicado a estabelecer as bases legais e normativas que podem garantir a existência e orientar a implementação da alimentação escolar no Togo. Ao longo dos anos, o WFP CoE apoiou o desenvolvimento da Política Nacional de Alimentação Escolar e da Lei de Alimentação Escolar, mantendo um envolvimento e apoio consistentes ao governo do Togo e ao escritório do WFP no país.

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Coleção de Publicações

Coleção de Publicações Intercâmbios Virtuais

Aqui estão as últimas publicações produzidas pelo Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil. A lista inclui documentos sobre como os países estão respondendo à pandemia da Covid-19 para manter os programas de alimentação escolar em funcionamento, além de outras publicações, como Policy Briefs, Boas Práticas e manuais. A lista também contém um link para um curso on-line sobre agricultura familiar e o programa nacional de alimentação escolar no Brasil.

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Publicação

Apoiando o Desenvolvimento e a Implementação de Iniciativas de Mobilização de Recursos: Gâmbia

Um novo documento publicado pelo Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil descreve um case de sucesso na preparação de uma proposta de projeto, desde a chamada inicial até a aprovação final de um aporte de US $ 16 milhões. O processo foi iniciado pelo escritório do WFP no Gâmbia em março de 2019, quando foi lançado o Programa Global de Agricultura e Segurança Alimentar (GAFSP, na sigla em inglês), um fundo global financiado pelo G20 e administrado pelo Banco Mundial. A chamada do GAFSP visava fornecer recursos para ampliar a assistência em segurança agrícola, alimentar e nutricional em países frágeis e afetados por conflitos.

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Publicação

Implementando o Programa Nacional de Alimentação Escolar no Brasil durante a pandemia do COVID-19

Com a suspensão do calendário escolar devido à pandemia da COVID-19, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) decidiu distribuir os alimentos adquiridos para o programa aos pais e responsáveis ​​pelas crianças na forma de cestas de alimentos – que o governo está chamando de “kits”. O WFP Centro de Excelência contra a Fome Brasil criou um documento que resume as principais recomendações para que nutricionistas e gerentes de alimentação escolar organizem a montagem e distribuição desses kits, conforme detalhado nas “Orientações para a execução do PNAE durante a situação de emergência decorrente da pandemia do coronavírus (COVID-19)”.

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Publicação

Alimentação escolar diante do COVID-19

Com o avanço do COVID-19 em todo o mundo, milhares de escolas foram fechadas e cerca de 368 milhões de crianças deixaram de ter acesso à alimentação escolar. A distribuição de alimentos nas escolas representava uma oferta estável e previsível de alimentos para as crianças, contribuindo para melhor nutrição e saúde, e para o desempenho acadêmico. Para assegurar a continuidade das iniciativas de alimentação escolar, diversos governos estão reformulando seus programas. As alterações incluem desde a revisão dos benefícios alocados por criança/família até a revisão das modalidades de distribuição para oferta de cestas ou transferência direta de renda.

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Publicação

School Feeding and Social Protection in Brazil with the COVID-19 Pandemic

Escolas públicas e privadas suspenderam aulas em todo o Brasil como parte das ações de prevenção do Covid-19. Isso significa que as quase 40 milhões de crianças e adolescentes matriculados na educação básica – e que também se beneficiam das refeições diárias da escola – não recebem mais esse serviço. A publicação apresenta as ações em andamento nos estados e municípios brasileiros para manter a distribuição da alimentação escolar durante a crise.

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Boas Práticas #2

Financiando Alimentação Escolar

O Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos lança hoje a segunda publicação da Série Boas Práticas, trazendo exemplos de ferramentas de financiamento de Programas de Alimentação Escolar bem-sucedidos em diversos países e diferentes contextos.

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Boas Práticas #1

Alimentação Escolar nos Países de Língua Portuguesa

O Centro de Excelência contra a Fome lançou a primeira publicação da Série Boas Práticas, que traz exemplos de sucesso de programas de alimentação escolar realizados em países de língua portuguesa. O documento compila processos, leis e estratégias implementados em Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Brasil e Moçambique.

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Policy Brief #3

A Base Legal e Política do PNAE: Construindo um Caminho para a Alimentação Escolar Sustentável

O WFP Centro de Excelência contra a Fome lançou um novo policy brief chamado “A Base Legal e Política do PNAE – Construindo um Caminho para a Alimentação Escolar Sustentável”. A publicação apresenta uma linha do tempo da alimentação escolar no Brasil, retratando o caminho brasileiro até a implementação de um programa nacional de alimentação escolar vinculado à agricultura local, o PNAE. O texto destaca a necessidade de se considerar um contexto mais amplo de combate à fome no país, por meio de bases legais e institucionais da segurança alimentar e nutricional desenvolvidas entre 1955 e 2010.

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Policy Brief #2

Educação Alimentar e Nutricional em Escolas Brasileiras

O Centro de Excelência contra a Fome lançou um novo policy brief sobre como o programa brasileiro de alimentação escolar integrou a educação alimentar e nutricional ao ambiente escolar. O documento provê um panorama da educação alimentar e nutricional no Brasil e discute os dois caminhos percorridos para incluir a educação alimentar e nutricional do currículo básico das escolas e as políticas públicas construídas para embasar essa estratégia.

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