Os atores envolvidos na alimentação escolar em Moçambique reuniram-se em Maputo para fornecer subsídios ao Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) para a elaboração da Estratégia de Alimentação Escolar do país, que inclui o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PRONAE). O documento, previsto no Plano Estratégico de Educação como parte importante para melhorar o acesso, retenção e participação equitativa das crianças em idade escolar, propõe ações e prioridades de curto e médio prazos para a expansão sustentável do PRONAE.
Como parte do processo de reforço do caráter intersetorial do PRONAE, participaram do seminário representantes de mais de dez ministérios e de parceiros de desenvolvimento envolvidos na alimentação escolar, como Adra, Counterpart International, ForAfrica e World Vision. Foram convidados, também, Brasil e Cabo Verde que, remotamente, compartilharam suas experiências com programas nacionais de alimentação escolar. A reunião aconteceu entre os dias 6 e 8 de julho, em Maputo. O Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil vem trabalhando junto do WFP Moçambique e MINEDH no texto do documento e facilitando as contribuições do Brasil neste processo.
A Estratégia é um importante e ambicioso passo na consolidação do processo de expansão e fortalecimento do PRONAE para os próximos anos, reforçando o papel do programa no fortalecimento da agricultura familiar, na preparação para emergências e nas ações de monitoramento e avaliação de suas ações. O documento será apresentado ao nível provincial e à sociedade civil em consultas que serão feitas nos próximos meses, em preparação à submissão aos Conselhos do MINEDH e ao Conselho de Ministros. O WFP, parceiro do MINEDH na implementação do PRONAE, seguirá atuando no sentido de facilitar as ações propostas no documento após sua aprovação.
Apoio do Centro de Excelência a Moçambique
Nos 10 anos de atuação do Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil, o trabalho com Moçambique esteve presente em vários momentos, dando continuidade ao trabalho que o WFP realiza no país desde 1977. Em 2011, dentro do acordo trilateral com o Brasil, uma consultora foi ao país. Como resultado dessa contribuição, foi lançado o projeto piloto de alimentação escolar. Saiba mais sobre a colaboração entre o Centro de Excelência e Moçambique aqui.