Uma nova emergência humanitária com o conflito na faixa de Gaza e a continuação de outras emergências como a guerra da Ucrânia tornaram ainda mais complexa a atuação do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (WFP) em 2023. Apesar disso, o trabalho de ajuda humanitária para salvar vidas e para seguir mudando vidas por meio de sA22istenteoluções duradouras de combate à fome continuou. Ao longo do ano, o Centro de Excelência contra a Fome do WFP no Brasil ampliou o trabalho de apoio aos países nas áreas de alimentação escolar, nutrição e agricultura familiar, criou novas parcerias e expandiu projetos que já estavam em andamento.
O Centro de Excelência passou a atuar de forma mais direta no apoio ao governo brasileiro no âmbito da Cúpula de Sistemas Alimentares e da Coalizão Global de Alimentação Escolar. O WFP tem papel de secretariado da Coalizão e, em outubro, o Brasil assumiu a co-presidência do grupo, ao lado de França e Finlândia.
Outro destaque importante no ano foi o lançamento do livro “Brasil da Alimentação Escolar: um giro pelas melhores receitas”, que reúne as vencedoras das últimas edições do reality show “Merendeiras do Brasil”. O livro, que também traz depoimentos de merendeiras e nutricionistas envolvidos nas competições, apresenta um panorama da alimentação escolar no país e retrata como o Brasil tem inspirado outros países.
Cooperação em alimentação escolar
Em 2023, o Centro de Excelência, em parceria com a República do Congo, o Escritório De Cooperação Sul-Sul das Nações Unidas (UNOSSC), com financiamento do Fundo IBAS, lançou um novo projeto para melhorar a segurança alimentar e o estado nutricional de agricultores familiares, especialmente mulheres e crianças em idade escolar no Congo. Também foi retomada a parceria com o Togo, que já colaborou com o Centro de Excelência e agora inicia uma nova fase do trabalho de cooperação.
O apoio técnico a Angola foi marcado por reuniões, a participação do país na “Visita Virtual: Brasil” e uma missão ao Brasil no final do ano. Representantes do governo da Namíbia e do WFP no país também participaram da Visita Virtual para conhecer o sistema de alimentação escolar dos dois países e promover trocas, por meio da Cooperação Sul-Sul, sobre como essa política pública pode auxiliar no combate à fome e à má nutrição entre crianças e jovens em idade escolar.
Além disso, uma delegação da República do Congo participou de uma missão ao Brasil para conhecer a experiência brasileira em alimentação escolar, especialmente na compra de alimentos da agricultura familiar. Em seguida, uma equipe técnica do Centro de Excelência foi até o país para dar continuidade ao trabalho de trocas sobre os quadros institucionais e legais brasileiros e nos mecanismos de gestão da alimentação escolar no Brasil, suas ligações com agricultura familiar, o papel da sociedade civil e arranjos multissetoriais no sucesso dos programas de segurança alimentar e nutricional.
A unidade também organizou, em conjunto com os parceiros brasileiros, um seminário para que países de língua portuguesa pudessem avaliar boas práticas e compartilhar exemplos de iniciativas nacionais de monitoramento e avaliação de programas de alimentação escolar. A equipe técnica do Centro de Excelência também participou de reuniões com Filipinas, Armênia e Nicarágua.
Agricultura e nutrição
No Benim, a equipe do projeto Além do Algodão realizou missões de capacitação sobre agricultura sustentável, a segurança alimentar e a nutrição. Na Tanzânia, o projeto registrou importantes avanços, como a melhoria na qualidade de vida e de tempo de sala de aula a partir da instalação de cisternas. Equipes do projeto também ministraram oficinas sobre manejo do algodão e de culturas alimentares associadas, fabricação de teares artesanais para o beneficiamento da fibra do algodão e oficinas de aproveitamento de alimentos.
Em Moçambique, a equipe do projeto Além do Algodão realizou missões técnicas e de coordenação, além de oficinas culinárias e treinamento sobre perdas pós-colheita. Já as professoras nutricionistas das instituições brasileiras cooperantes (IBC) que atuam nas atividades de nutrição do projeto participaram de uma primeira reunião técnica conjunta. Outras atividades incluíram uma visita ao Programa de Educação Tutorial de Agronomia da Universidade de Brasília (PET Agronomia/UnB) para conhecer a área experimental de agrofloresta na Fazenda Água Limpa.
Já a equipe do projeto Nutrir o Futuro participou de discussões e apoiou a formulação, juntamente com gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), de propostas para a consolidação e fortalecimento da nutrição e da alimentação saudável durante a Conferência Nacional Livre de Nutrição. Além disso, as equipes dos dois projetos participaram de uma reunião técnica com uma delegação de Cuba para troca de experiências sobre estratégias e ações de compra local de alimentos da agricultura familiar, nutrição e educação alimentar e nutricional em Brasília.
Visibilidade, advocacy e parcerias
Um importante marco para as atividades de comunicação e advocacy em 2023 foi o anúncio da designação de Rita Lobo como Apoiadora Oficial do Programa Mundial de Alimentos para ajudar a amplificar os debates sobre dietas adequadas e saudáveis, como reduzir o desperdício de alimentos e evitar o consumo de alimentos ultraprocessados. Outro anúncio significativo foi a nova parceria com a Associação Fome de Tudo para realização de campanhas em apoio aos programas de alimentação escolar apoiados pelo WFP na América Latina e Caribe.
Para marcar o Dia Mundial da Alimentação, celebrado todos os anos em 16 de outubro, o Centro de Excelência do WFP no Brasil, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) se uniram ao Governo da Bahia e ao programa Bahia Sem Fome para diversas atividades em Salvador.
Durante o evento, o Centro de Excelência do WFP e o Governo da Bahia assinaram um memorando de entendimento para apoiar o estado na capacitação de gestores e pessoas envolvidas com a segurança alimentar e nutricional e para implementar políticas de combate à fome e desenvolver pesquisas sobre o tema no estado.
Em 2023, o Centro de Excelência também apoiou o evento regional “O poder das abordagens multissetoriais para o desenvolvimento do capital humano”, promovido pelo escritório do WFP no Panamá e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O evento aconteceu em Brasília e reuniu representantes de mais de 20 países, organismos internacionais e instituições financeiras.
Ainda no âmbito de parcerias, o Centro de Excelência realizou reuniões técnicas com o Ministério Público do Trabalho e apoiou a unidade global de compras do WFP a promover, junto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), um seminário para apresentar a empresas brasileiras as oportunidades de vendas ao WFP. O Centro também apoiou a realização de um evento paralelo durante a 51ª reunião do Comitê de Segurança Alimentar Mundial (CFS, na sigla em inglês).
Ao longo do ano, o Centro de Excelência do WFP no Brasil também apoiou o governo brasileiro na entrega de doações humanitárias a diversos países, incluindo São Tomé e Príncipe e Namíbia.
Participação em eventos
Especialistas do Centro de Excelência também participaram de dezenas de eventos para compartilhar conhecimento sobre promoção da segurança alimentar, nutrição, agricultura familiar e outros temas. Alguns exemplos desses eventos foram: Painel Sul-Sul da Iniciativa de Desenvolvimento Global (GDI, na sigla em inglês), da Universidade de Toronto; o II Seminário Internacional de Boas Práticas sobre Alimentação Escolar da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Luanda; 3ª edição do Fórum Nacional da Cadeia de Abastecimento da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS); e o XII Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA).
Outras reuniões importantes aconteceram ao longo do ano, como a apresentação do trabalho do Centro de Excelência ao presidente de Timor-Leste, reuniões com a nova presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com o Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com a coordenadora residente do Sistema ONU no Brasil, Silvia Rucks, e com o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O Centro de Excelência também celebrou a volta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea) e passou a participar dos encontros nacionais como membro observador e parabenizou o governo pelo reajuste nos valores per capita na alimentação escolar do país. Além disso, especialistas do escritório participaram do XX Congresso Latinoamericano de Nutrição, da Sociedade Latinoamericana de Nutrição.