Diretrizes do Programa
As diretrizes indicam os caminhos a serem seguidos durante a execução de um programa.
Nesse cenário, as diretrizes do PNAE são:
- Universalidade no atendimento aos alunos da rede pública de ensino;
- Participação da comunidade no controle social;
- Apoio ao desenvolvimento sustentável;
- Emprego de alimentação adequada e sustentável;
- Inclusão da Educação Alimentar e Nutricional no processo de ensino e aprendizagem.
Instruções de interação:
Leia as diretrizes do PNAE nos quadros a seguir e depois tente organizar as palavras, que estão
embaralhadas, em suas respectivas definições para conhecer cada uma das diretrizes do Programa.
Orienta para o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento escolar, em conformidade com a sua faixa etária e seu estado de saúde, inclusive dos que necessitam de atenção específica.
Fomenta a inclusão da educação alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizagem, que perpassa pelo currículo escolar, abordando o tema alimentação e nutrição e o desenvolvimento de práticas saudáveis de vida, na perspectiva da segurança alimentar e nutricional.
Incentiva a aquisição de gêneros alimentícios diversificados, produzidos em âmbito local e preferencialmente pela agricultura familiar e pelos empreendedores familiares rurais, priorizando as comunidades tradicionais indígenas e de remanescentes de quilombos.
Atende a todos os alunos matriculados na rede pública de educação básica.
Favorece o acompanhamento e o controle da execução por meio da participação da comunidade no controle social, por meio dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE).
Garante a segurança alimentar e nutricional dos alunos, com acesso de forma igualitária, respeitando as diferenças biológicas entre idades e condições de saúde dos alunos que necessitam de atenção específica e aqueles que se encontram em vulnerabilidade social.
Para Refletir
Você já pensou como seria possível a construção de projetos pedagógicos a partir da alimentação servida aos estudantes no seu contexto? Já imaginou o quanto atividades nesse sentido poderão favorecer as mais diversas formas de aprendizagem e práticas como a do cuidar do meio ambiente, de cidadania, ética, além é claro, da própria execução do Programa?