Módulo 3Aquisição de gêneros da agricultura familiar para o PNAE
Unidade 2Chamada Pública
O PNAE e a Agricultura Familiar
Módulo 3
Unidade 2
Slide 7 de 9

O próximo passo após a separação dos projetos, será a análise desses projetos, momento em que a EEx deverá analisar primeiramente apenas os projetos do Grupo 1 (projetos locais), observando o próximo critério de seleção.

A partir da separação dos projetos de venda em grupos (local, território rural, estado ou país), aplicar o próximo critério de seleção: verificar se entre os projetos de venda locais há projetos de venda de assentamentos de reforma agrária, comunidades tradicionais indígenas ou de comunidades quilombolas, não havendo prioridade entre estes.
Como você tem visto desde o início deste curso, o PNAE é voltado para a promoção do desenvolvimento sustentável local e da inclusão social e produtiva rural, e assim prioriza a seleção de projetos dessas comunidades e de assentamentos.
O próximo critério de seleção a ser aplicado aos projetos de venda locais é a verificação se há projetos de venda de fornecedores de gêneros alimentícios certificados como orgânicos ou agroecológicos, segundo a Lei nº 10.831, de 23 de dezembro de 2003.
Você também já tomou conhecimento nas unidades anteriores sobre os alimentos orgânicos e agroecológicos no âmbito do PNAE. Esses alimentos estão diretamente relacionados à alimentação segura e saudável, ao desenvolvimento regional sustentável e ao cuidado com o meio ambiente e com as relações de trabalho. Por esses motivos são priorizados, pelo Programa, como o segundo critério na seleção de projetos da agricultura familiar para compra de alimentação escolar. Neste caso, serão observadas as condições de certificação e garantia da agricultura orgânica e agroecológica, já apresentadas anteriormente.
Por fim, caso não haja projetos de assentados, quilombolas, indígenas ou produtores de orgânicos na seleção, ou que ainda seja necessário selecionar projetos empatados nos critérios anteriores, aplicar a seguinte seleção: os Grupos Formais (organizações produtivas detentoras de DAP jurídica) têm prioridade sobre os Grupos Informais (agricultores familiares, detentores de Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP física, organizados em grupos) e estes têm prioridade sobre os Fornecedores Individuais.

Os agricultores familiares podem participar da seleção na condição de fornecedores individuais, ou organizados em grupos informais ou formais (associações e cooperativas com DAP jurídica). No entanto, os grupos formais têm prioridade sobre os demais, e os grupos informais sobre os fornecedores individuais.

Importante!
O acesso e a construção de mercados diferenciados de comercialização dos produtos da agricultura familiar podem ser potencializados na medida em que os agricultores estiverem organizados. Através de associação e cooperativa, os agricultores criam melhores oportunidades de trabalho e fortalecem a comunidade de forma solidária, organizando a produção e facilitando o acesso aos mercados consumidores, com inclusão social e desenvolvimento local. Por isso, o PNAE incentiva a organização, priorizando os agricultores familiares organizados em associações e cooperativas. (Manual aquisição da agricultura familiar. 2a ed. 2015).
Participação da agricultura familiar na alimentação escolar.

Gerente de alimentação escolar e gestora de colégio na Cidade de Goiás, comentam sobre benefícios e motivos que levam os agricultores familiares da região preferirem a adesão à cooperativa local para venda da produção agrícola ao PNAE, ao invés da venda individual.

Para Refletir

E no caso de haver empate nesse critério por Grupos formais, que é o 3º critério para a seleção de projetos, você sabe como isso deve ser solucionado?

Conforme normas do PNAE, no caso de empate por Grupos formais, serão selecionadas as organizações com maior porcentagem de agricultores familiares, conforme extrato da DAP jurídica, que contém a composição do seu quadro de sócios.

VEJA O VÍDEO DO CICLO DE COMPRA DA AGRICULTURA FAMILIAR PARA O PNAE no módulo 3 unidade 2 slide 9
Atenção!
Para efeitos do normativo do PNAE serão considerados grupos formais e grupos informais de assentamentos da reforma agrária, comunidades quilombolas e/ou indígenas aqueles em que a composição seja de, no mínimo, 50%+1 dos associados/cooperados das organizações produtivas, no caso de grupo formal, e 50%+1 dos fornecedores agricultores familiares, no caso de grupo informal, conforme identificação na(s) DAP(s).
No caso de empate entre estes, terão prioridade organizações produtivas com maior porcentagem de assentados da reforma agrária, quilombolas ou indígenas no seu quadro de associados/cooperados. Para empate entre grupos informais, terão prioridade os grupos com maior porcentagem de fornecedores assentados da reforma agrária, quilombolas ou indígenas, conforme identificação na(s) DAP(s).
Para Refletir

Até aqui você tem conhecimento da ordem de prioridade dos fornecedores que compõem o Grupo 1 – projetos locais, na seleção de projetos de venda para a alimentação escolar.

E os demais grupos: Grupo 2 – projetos do território rural; Grupo 3 – projetos do estado e Grupo 4 – projetos do país, será que os projetos desses grupos não são incluídos na seleção para fornecimento de produtos para a alimentação escolar?

Slide 7 de 9

Progressão do Curso

7 de 9
Botão que abre o sumário do curso. Aqui você pode selecionar qualquer seção do curso sem a necessidade de voltar para tela inicial.
Resolução recomendade:1280x720

Navegador incompatível

Você está utilizando o IE8 ou versão inferior.

Infelizmente a versão do navegador que você está utilizando não é compatível para este curso.

Atualize seu Internet Explorer para a versão 9 ou superior para visualizar esta página perfeitamente.

Clique aqui para baixar o internet explorer 11.