Módulo 3Aquisição de gêneros da agricultura familiar para o PNAE
Unidade 1Ciclo de execução da compra da agricultura familiar para o PNAE
O PNAE e a Agricultura Familiar
Módulo 3
Unidade 1
Slide 3 de 5

Elaboração do cardápio

Após conhecer o valor do repasse financeiro para o PNAE, articular com os diversos atores envolvidos na agricultura familiar, a EEx deve planejar o cardápio da alimentação escolar, com base no mapeamento e sazonalidade da produção agrícola local.

Uma vez planejado o cardápio, é importante que ele seja compartilhado com o Conselho de Alimentação Escolar para opiniões e sugestões.

Para Refletir

Quem é responsável pela elaboração do cardápio da alimentação escolar?

Qual instituição estabelece as normas a serem seguidas no cardápio escolar?

O cardápio deve ser planejado com produtos de qualidade e, com a agricultura familiar, pode-se adquirir alimentos frescos, saudáveis e também orgânicos ou agroecológicos. A elaboração do cardápio é de responsabilidade do nutricionista, ou seja, o Responsável Técnico que deve incluir alimentos regionais, conforme a safra observada no mapeamento, sem esquecer de respeitar as referências nutricionais e os hábitos alimentares locais, respeitando a cultura e a vocação agrícola local e considerando a sazonalidade e a quantidade produzida na região.

A inclusão de produtos da sociobiodiversidade na alimentação escolar favorece o fortalecimento da agricultura familiar, que corresponde a um dos principais componentes de padrão de desenvolvimento com inclusão social, pois integra os objetivos estratégicos de:
  • Segurança alimentar e nutricional;
  • Uso sustentável dos recursos naturais, com preservação do patrimônio natural, que abrange a biodiversidade e a própria paisagem, promovendo assim as múltiplas funções do espaço rural.
É importante observarmos que entre os modelos agroalimentares alternativos que incluem a sustentabilidade em suas dimensões social, econômica, ambiental, política, cultural e ética, destacam-se a:
  • Agricultura orgânica;
  • Agroecologia;
  • Extrativismo


Para Refletir

Sociobiodiversidade, extrativismo, agricultura orgânica, agroecologia, afinal, o que significa cada um desses termos/modelos?

O que você sabe a respeito deles?

Slide 3 de 5

Progressão do Curso

3 de 5
Botão que abre o sumário do curso. Aqui você pode selecionar qualquer seção do curso sem a necessidade de voltar para tela inicial.
Resolução recomendade:1280x720

Navegador incompatível

Você está utilizando o IE8 ou versão inferior.

Infelizmente a versão do navegador que você está utilizando não é compatível para este curso.

Atualize seu Internet Explorer para a versão 9 ou superior para visualizar esta página perfeitamente.

Clique aqui para baixar o internet explorer 11.