Elaboração do cardápio
Após conhecer o valor do repasse financeiro para o PNAE, articular com os diversos atores envolvidos na agricultura familiar, a EEx deve planejar o cardápio da alimentação escolar, com base no mapeamento e sazonalidade da produção agrícola local.
Uma vez planejado o cardápio, é importante que ele seja compartilhado com o Conselho de Alimentação Escolar para opiniões e sugestões.
Para Refletir
Quem é responsável pela elaboração do cardápio da alimentação escolar?
Qual instituição estabelece as normas a serem seguidas no cardápio escolar?
O cardápio deve ser planejado com produtos de qualidade e, com a agricultura familiar, pode-se adquirir alimentos frescos, saudáveis e também orgânicos ou agroecológicos. A elaboração do cardápio é de responsabilidade do nutricionista, ou seja, o Responsável Técnico que deve incluir alimentos regionais, conforme a safra observada no mapeamento, sem esquecer de respeitar as referências nutricionais e os hábitos alimentares locais, respeitando a cultura e a vocação agrícola local e considerando a sazonalidade e a quantidade produzida na região.
- Segurança alimentar e nutricional;
- Uso sustentável dos recursos naturais, com preservação do patrimônio natural, que abrange a biodiversidade e a própria paisagem, promovendo assim as múltiplas funções do espaço rural.
- Agricultura orgânica;
- Agroecologia;
- Extrativismo
Para Refletir
Sociobiodiversidade, extrativismo, agricultura orgânica, agroecologia, afinal, o que significa cada um desses termos/modelos?
O que você sabe a respeito deles?