Slide 2 de 7
Além dos benefícios apresentados de combate à fome e de garantia de acesso à alimentação saudável e adequada, SAN e DHAA favorecem práticas sustentáveis de produção e consumo de alimentos, bem como promoção de circuitos curtos de comercialização.
Neste contexto, vale observar alguns aspectos importantes que se apresentam no Brasil:
- Enquanto, por um lado, estudos recentes afirmam que a produção de alimentos no País é suficiente para garantir o suprimento das calorias per capita para toda população...
- Por outro, os mesmos estudos apontam que fatores como insuficiência de renda e baixa escolaridade são fatores responsáveis pela falta de acesso aos alimentos pelas pessoas que vivem em situação de pobreza e fome.
As questões relacionadas à alimentação da população no País abrangem desde a fome e a desnutrição pela falta de acesso à quantidade e qualidade diária de alimentação necessária, até pessoas com acesso necessário, mas que se alimentam de forma inadequada, o que muitas vezes também geram sérios problemas de saúde.
Além dos problemas de saúde decorrentes de uma alimentação inadequada, outras questões são recorrentes, como a de resíduos de agrotóxicos e da padronização na produção dos alimentos. A primeira por afetar a saúde, e a segunda por ir contra o princípio de que a alimentação integra os hábitos, o modo de vida, a cultura da população de cada localidade e região. Existe ainda a preocupação em relação à alimentação consumida em determinados locais, mas produzida em outra região, o que onera o preço do alimento, devido ao transporte, aumenta o desperdício e compromete a qualidade dos produtos.