Módulo 2Compras públicas da agricultura familiar
Unidade 2Conhecendo a realidade local da agricultura familiar
O PNAE e a Agricultura Familiar
Módulo 2
Unidade 2
Slide 2 de 5

Agora vamos saber um pouco sobre os agricultores familiares e/ou suas organizações, ou seja, quem vende sua própria produção para a alimentação escolar. Primeiro precisamos saber como a legislação define esses agricultores.


No Brasil, o reconhecimento de um produtor como agricultor familiar depende de vários fatores como condições de produção e tamanho da propriedade, considerados no contexto do município em que a propriedade está situada. De acordo com a Lei nº 11.326/2006, é considerado agricultor familiar e empreendedor familiar rural aquele que pratica atividades no meio rural, possui área menor a 4 módulos fiscais*, mão-de-obra da própria família, renda familiar vinculada ao próprio estabelecimento e gerenciamento do estabelecimento ou empreendimento pela própria família. Também são considerados agricultores familiares: silvicultores, aquicultores, extrativistas, pescadores, indígenas, quilombolas e assentados da reforma agrária.



*O módulo fiscal é uma unidade de medida expressa em hectares que é determinado para cada município segundo as condições de produção locais. Saiba mais sobre os módulos fiscais no link abaixo

http://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/27421-o-que-sao-modulos-fiscais/


Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP)

É por meio da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) que o governo federal brasileiro reconhece o agricultor familiar e/ou suas organizações. Portanto, trata-se de um documento de identificação do agricultor, utilizado para acesso às políticas públicas direcionadas à agricultura familiar.

Quando falamos em organizações, é porque os agricultores familiares podem participar do Programa como fornecedores de alimentos para a alimentação escolar nas seguintes condições:
Fornecedor individual
Grupos informais
Grupos formais
Agricultor familiar detentor de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP Física).

Agricultores individuais detentores de DAP Física, organizados em grupos.

Organizações produtivas detentoras de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP Jurídica).
Participação da agricultura familiar na alimentação escolar.

Gerente de alimentação escolar de colégio na Cidade de Goiás frisa sobre a necessidade de atualização da DAP, para o agricultor familiar vender a produção ao PNAE.

Slide 2 de 5

Progressão do Curso

2 de 5
Botão que abre o sumário do curso. Aqui você pode selecionar qualquer seção do curso sem a necessidade de voltar para tela inicial.
Resolução recomendade:1280x720

Navegador incompatível

Você está utilizando o IE8 ou versão inferior.

Infelizmente a versão do navegador que você está utilizando não é compatível para este curso.

Atualize seu Internet Explorer para a versão 9 ou superior para visualizar esta página perfeitamente.

Clique aqui para baixar o internet explorer 11.