Se você pensou nos benefícios que tanto os estudantes da rede pública, quanto os agricultores familiares e a própria região obtêm com a aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para a alimentação escolar, está no caminho certo. Pois, com a regulamentação, no âmbito do PNAE, da aquisição de produtos da agricultura familiar, o Programa sinaliza para o mercado a opção pela aquisição de produtos que sejam menos agressivos ao meio ambiente, portanto, que considera a questão socioeconômica como foco nos processos de seleção dos fornecedores.
Compras públicas da agricultura familiar: PAA e PNAE legislação, princípios e aplicabilidade
A agricultura familiar tem obtido significativos avanços nos últimos anos, assim, passou a ser reconhecida pela sua contribuição à soberania e segurança alimentar e nutricional, tornando-se uma opção estratégica de transformação nos padrões de consumo alimentar.
Esse reconhecimento está no centro de uma nova geração de políticas para a agricultura familiar, a qual se expressa, sobretudo, nos mercados institucionais. No escopo destes mercados encontra-se a novidade trazida pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). (NIEDERLE; FIALHO; CONTERATO, 2014)