Módulo 3Aquisição de gêneros da agricultura familiar para o PNAE
Unidade 2Chamada Pública
O PNAE e a Agricultura Familiar
Módulo 3
Unidade 2

Na unidade anterior, trabalhamos algumas etapas do ciclo de compra da agricultura familiar para a alimentação escolar e também mencionamos alguns aspectos inerentes à chamada pública. Desse modo, nesta unidade, seguiremos estudando, em especial, a chamada pública e mais algumas etapas do ciclo de compra da agricultura familiar.

Slide 1 de 9

Definição e dispositivos legais

Disponibilizamos a seguir, a definição de chamada pública que está no § 2º do art. 20 da Res. 26/2013.

A Chamada Pública é o "procedimento administrativo voltado à seleção de proposta específica para aquisição de gêneros alimentícios provenientes da Agricultura Familiar e/ou Empreendedores Familiares Rurais ou suas organizações". É um instrumento firmado no âmbito das estratégias de compras públicas sustentáveis, que assegura o cumprimento dos princípios constitucionais da administração pública, ao passo que permite a veiculação de diretrizes governamentais importantes, relacionadas ao desenvolvimento sustentável, ao apoio à inclusão social e produtiva local e à promoção da segurança alimentar e nutricional. Em outras palavras, a Chamada Pública é a ferramenta mais adequada para aquisição de produtos de agricultura familiar para o PNAE, porque respeita a lógica de produção local e contribui para o cumprimento das diretrizes do Programa.
Para Refletir

Você sabia que na aquisição de alimentos da agricultura familiar para o PNAE pode ser dispensado o processo licitatório? Isso mesmo, dispensa-se o processo licitatório na aquisição desses alimentos! Mas sabe por quê?

Assim como a legislação dispõe sobre a realização da chamada pública, dispõe também, por lei, as condições para que o processo aconteça.

  • Os preços devem ser compatíveis com os vigentes no mercado local (conforme a pesquisa de preços realizada);
  • Devem ser observados os princípios inscritos no artigo 37 da Constituição Federal: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência;
  • Os alimentos devem atender às exigências do controle de qualidade estabelecidas pelas normas que regulamentam a matéria.
Participação da agricultura familiar na alimentação escolar.

Gerente de alimentação escolar de colégio na Cidade de Goiás, comenta sobre a realização do edital da chamada pública para aquisição de alimentos da agricultura familiar local para a alimentação escolar.

Unidade 1 Slide 1 de 9

Progressão do Curso

Botão que abre o sumário do curso. Aqui você pode selecionar qualquer seção do curso sem a necessidade de voltar para tela inicial.
Resolução recomendade:1280x720

Navegador incompatível

Você está utilizando o IE8 ou versão inferior.

Infelizmente a versão do navegador que você está utilizando não é compatível para este curso.

Atualize seu Internet Explorer para a versão 9 ou superior para visualizar esta página perfeitamente.

Clique aqui para baixar o internet explorer 11.