Sociobiodiversidade significa a inter-relação entre a diversidade biológica e os sistemas socioculturais. São, portanto, bens e serviços gerados a partir de recursos da biodiversidade nativa, voltados à formação de cadeias produtivas de interesse das comunidades indígenas e quilombolas e de agricultores familiares, que promovam a manutenção e valorização de suas práticas e saberes, e assegurem os direitos decorrentes, gerando renda e promovendo a melhoria de sua qualidade de vida e do ambiente em que vivem. A diversidade dos biomas e ecossistemas tropicais apresenta uma grande importância para essas populações que neles habitam, gerando emprego e renda, e um enorme potencial econômico e de proteção ambiental.
Sociobiodiversidade
Dentre os produtos da sociobiodiversidade, está uma grande variedade de frutas, castanhas, sementes oleaginosas, resinas, gomas, plantas medicinais etc. Como exemplos de espécies nativas de uso alimentício temos: guabiroba, araticum, butiá, pinhão, pitanga, jaboticaba, cagaita, jatobá, mangaba, pequi, babaçu, cajá, jenipapo, caju, umbu, murici, araticum, baru, buriti, açaí, castanha do Brasil, dentre muitas outras.
A alimentação escolar pode inserir os produtos da sociobiodiversidade, valorizando a produção regional, resgatando hábitos e culturas alimentares, fortalecendo as comunidades tradicionais, e diversificando a alimentação nas escolas, na perspectiva da Segurança Alimentar e Nutricional!.
(Manual aquisição da agricultura familiar. 2a ed. 2015)
Participação da agricultura familiar na alimentação escolar.
Gerente de alimentação escolar e gestora de colégio na Cidade de Goiás comentam sobre benefícios para as escolas, agricultores familiares da região e também para o município, com a aquisição da produção agrícola da agricultura familiar local para o PNAE.
Extrativismo
Atividades de coleta de produtos naturais de origem animal, vegetal ou mineral.
Agricultura orgânica
Sistema sustentável de agricultura que usa o ecossistema para gestão da agricultura e não faz o uso de insumos químicos, tais como certos fertilizantes químicos, agrotóxicos e organismos geneticamente modificados.
Agroecologia
Considerada, entre outras definições, como uma prática que procura integrar recursos e mecanismos da natureza para a produção agrícola, por meio de conhecimentos científicos e saberes tradicionais populares, bem como princípios ecológicos, agronômicos e socioeconômicos.
Participação da agricultura familiar na alimentação escolar.
Presidente da associação na comunidade quilombola no entorno de Cidade Ocidental, comenta que o incentivo à expansão da agricultura familiar local, possibilita a permanência dos jovens na própria comunidade.
Navegador incompatível
Você está utilizando o IE8 ou versão inferior.
Infelizmente a versão do navegador que você está utilizando não é compatível para este curso.
Atualize seu Internet Explorer para a versão 9 ou superior para visualizar esta página perfeitamente.
Clique aqui para baixar o internet explorer 11.